Atalaia do Norte

 
 
 
História
Habitavam primitivamente o território do atual município de Atalaia do Norte os índios Mangeronas, Ticunas, Marubas e Maias. Dos dois últimos vivem ainda remanescentes no referido território. Os Maias conservam-se ainda arredios à civilização.

 

A região do Javari foi das últimas a ser exploradas, devido aos seus  ferozes e selvagens habitantes e às doenças endêmicas que ali se alastravam.

Entre os anos 1864 e 1874, ocorreram confrontos na região entre os silvícolas e o pessoal das comissões mistas brasileiro-peruanas encarregadas das  demarcações de fronteiras.

 

O mais antigo núcleo de povoamento é Remate de Males, que, aliás, foi durante vários anos, de 1898 a 1901 e de 1904 a 1928, sede do município de Benjamim Constant. Não se sabem precisamente a data de sua fundação.

 

Entretanto, Anísio Jobim, em "Panoramas Amazônicos", informa que o povoado se originou de uma cabana à margem de Itecoai, onde habitava o filho de um oficial superior brasileiro, e que a denominação de Remate de Males foi dada em 1890, pelo maranhense Alfredo Raimundo de Oliveira Bastos, que  encontrou neste local relativo bem-estar, resolvendo fixar-se como um remate aos seus males. Colocou, então na fachada de seu barracão o letreiro "Remate de Males", cuja designação se estendeu a todo lugar.

 

Em 01.12.1938, pela Lei Estadual nº 176 é criado o distrito de Remate de Males, cujo território é o mesmo do município de Atalaia do Norte.

 

Em 1943, é fundado no seringal Cametá o povoado de Atalaia do Norte, cujo ato contou com a presença do interventor federal no Estado, o Dr. Álvaro Maia.

 

A Lei Estadual nº 96, de 19 de dezembro de 1955, criou o município de Atalaia do Norte, desmembrado de Benjamim Constant e constituído pelo distrito do mesmo nome (antigo distrito de Remate de Males), elevado então à categoria de cidade com a denominação de Atalaia do Norte.

 

Em 23/02/1956, ocorreu a instalação do município, sendo seu primeiro prefeito nomeado pelo governador do estado, o senhor Theóphilo Casimiro Brasil.

 

Em 04.06.1968, pela Lei Federal nº 5.449, o município é enquadrado como "Área de Segurança Nacional".

Em 1980, o povoado originado de uma cabana à margem do rio Itacoai recebe o nome de Remate de Males é sede do município de Benjamim Constant.

 

 
Significado do Nome

 

A denominação de Atalaia justifica-se por ser a localidade em apreço "o mais extremo núcleo do Oeste, a guarita da marcha para o Oeste", no dizer de Álvaro Maia, em discurso proferido em Remate de Males em 1943.

 

 

 
Gentílico: atalaiense
 
Aniversário da Cidade

 

 
População
15 924 habitantes
 
Eventos Importantes
Festa do Padroeiro (11 à 20 de janeiro).
FECAN – Festival Cultural de Atalaia do Norte (05 à 07 de julho).
Jogos Três Fronteiras – Eventos esportivo e cultural que envolve 3 países: Brasil, Peru e Colômbia. (13 à 15 de dezembro).
 
Pontos Turísticos
Igreja de São Sebastião
Lago do Contrabando
Praia de Palmari
Praia do Igarapé do Bóia
Praias ao longo do Rio Javari, próximo à sede do município.
 
Informações Úteis
Prefeitura Municipal de Atalaia do Norte
Estrada Augusto Luzeiro, 65 - Centro

Cep: 69. 650 000 ATALAIA DO NORTE

 

 


Telefone Gab. Prefeito: (97) 3417 - 1182



Sede do PMDB Municipal

 
 
 
Ações do PMDB no Município:
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Redes sociais

Curta nosso Facebook

Receba novidades

Cadastre-se e receba as novidades do PMDB no seu telefone.

Rua Sete,10- Conjunto Castelo Branco - Bairro Parque Dez de Novembro. CEP 69053-100, Manaus-AM.
Telefone/Fax: (92) 3584-1515 / 3643-2700
E-mails: pmdb@pmdbam.com.br
Copyright © 2014 - Partido do Movimento Democrático do Brasil - PMDB - Diretório Estadual . Todos os direitos reservados.